Notícias
OÚltimas Notícias

Semáforos inteligentes

O Departamento de Automação e Sistema da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), por meio de uma pesquisa que já dura mais de dez anos, verificou que a utilização de sistemas de semáforos em tempo real pode auxiliar, e muito, na fluidez do trânsito das cidades.
“Existem sistemas de controle em tempo real capazes de medir o volume de tráfego e fazer o ajuste automático dos tempos dos semáforos com intuito de adequá-los às condições momentâneas de tráfego”, detalha Felipe Souza, pesquisador da universidade.
Segundo ele, a atualização dos dados sobre o trânsito é feita minuto a minuto e, desta forma, o sistema é capaz de reagir aos incidentes no trânsito, como, por exemplo, um veículo que quebra e gera uma fila. Com isso, de acordo com o pesquisador, a ferramenta identificará a lentidão na via e tentará aumentar o tempo de verde do semáforo para dissolver a fila.
Para Souza, a utilização desta ferramenta poderá reduzir o tempo gasto na locomoção nas cidades, além de outros aspectos. “Os ganhos não são apenas na fluidez do trânsito, mas também, na redução do consumo de combustível e emissão de gases poluentes dos carros que estão parados desnecessariamente”, argumenta.
Ainda de acordo com o pesquisador, o sistema permite o acompanhamento do tráfego pela internet, dando condições para que motoristas possam planejar qual caminho melhor adotar mesmo em tempo de férias. A pesquisa, segundo Souza, deve incluir futuramente ferramentas para priorizar a movimentação de ônibus nas cidades.“Esta questão é muito importante para melhorar a mobilidade, por isso, prevemos incluir esta função na pesquisa e assim melhorar o tráfego destes veículos”, finaliza o pesquisador.

*Fonte:www.webtranspo.com.br

< voltar

Últimas Notícias
Eventos